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PORTANTO, és inescusável quando julgas, ó homem, quem quer que sejas, porque te condenas a ti mesmo naquilo em que julgas a outro; pois tu, que julgas, fazes o mesmo.
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E bem sabemos que o juÃzo de Deus é segundo a verdade sobre os que tais coisas fazem.
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E tu, ó homem, que julgas os que fazem tais coisas, cuidas que, fazendo-as tu, escaparás ao juÃzo de Deus?
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Ou desprezas tu as riquezas da sua benignidade, e paciência e longanimidade, ignorando que a benignidade de Deus te leva ao arrependimento?
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Mas, segundo a tua dureza e teu coração impenitente, entesouras ira para ti no dia da ira e da manifestação do juÃzo de Deus;
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O qual recompensará cada um segundo as suas obras; a saber:
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A vida eterna aos que, com perseverança em fazer bem, procuram glória, honra e incorrupção;
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Mas a indignação e a ira aos que são contenciosos, desobedientes à verdade e obedientes à iniqüidade;
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Tribulação e angústia sobre toda a alma do homem que faz o mal; primeiramente do judeu e também do grego;
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Glória, porém, e honra e paz a qualquer que pratica o bem; primeiramente ao judeu e também ao grego;
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| 11 |
Porque, para com Deus, não há acepção de pessoas.
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| 12 |
Porque todos os que sem lei pecaram, sem lei também perecerão; e todos os que sob a lei pecaram, pela lei serão julgados.
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| 13 |
Porque os que ouvem a lei não são justos diante de Deus, mas os que praticam a lei hão de ser justificados.
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| 14 |
Porque, quando os gentios, que não têm lei, fazem naturalmente as coisas que são da lei, não tendo eles lei, para si mesmos são lei;
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| 15 |
Os quais mostram a obra da lei escrita em seus corações, testificando juntamente a sua consciência, e os seus pensamentos, quer acusando-os, quer defendendo-os;
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No dia em que Deus há de julgar os segredos dos homens, por Jesus Cristo, segundo o meu evangelho.
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Eis que tu que tens por sobrenome judeu, e repousas na lei, e te glorias em Deus;
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E sabes a sua vontade e aprovas as coisas excelentes, sendo instruÃdo por lei;
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E confias que és guia dos cegos, luz dos que estão em trevas,
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Instrutor dos néscios, mestre de crianças, que tens a forma da ciência e da verdade na lei;
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Tu, pois, que ensinas a outro, não te ensinas a ti mesmo? Tu, que pregas que não se deve furtar, furtas?
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| 22 |
Tu, que dizes que não se deve adulterar, adulteras? Tu, que abominas os Ãdolos, cometes sacrilégio?
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Tu, que te glorias na lei, desonras a Deus pela transgressão da lei?
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| 24 |
Porque, como está escrito, o nome de Deus é blasfemado entre os gentios por causa de vós.
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Porque a circuncisão é, na verdade, proveitosa, se tu guardares a lei; mas, se tu és transgressor da lei, a tua circuncisão se torna em incircuncisão.
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Se, pois, a incircuncisão guardar os preceitos da lei, porventura a incircuncisão não será reputada como circuncisão?
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E a incircuncisão que por natureza o é, se cumpre a lei, não te julgará porventura a ti, que pela letra e circuncisão és transgressor da lei?
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Porque não é judeu o que o é exteriormente, nem é circuncisão a que o é exteriormente na carne.
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Mas é judeu o que o é no interior, e circuncisão a que é do coração, no espÃrito, não na letra; cujo louvor não provém dos homens, mas de Deus.
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